BLOG

Do solo ao Crescimento: O Impacto dos Microrganismos no Ciclo do Nitrogênio

20/03/2025

Qual é o papel dos microrganismos no ciclo de nitrogênio?

Você sabia que os microrganismos contribuem anualmente com a fixação de cerca de 60 milhões de toneladas de nitrogênio no mundo todo? Isso faz deles um agente importante no ciclo desse nutriente essencial para a produtividade das lavouras agrícolas. Entenda, a seguir, qual o papel dos microrganismos no ciclo do nitrogênio e como eles podem potencializar a adubação das lavouras!

Quais são os microrganismos envolvidos no ciclo do nitrogênio?

Durante o ciclo do nitrogênio, diferentes grupos de microrganismos do solo estão envolvidos com os processos de transformações pelas quais esse nutriente passa na natureza.

O primeiro deles inclui as bactérias fixadoras de nitrogênio, também conhecidas como rizóbios, que são frequentemente encontradas em associação com as raízes de plantas leguminosas, como a soja. As bactérias fixadoras de nitrogênio são capazes de promover a catálise e redução do nitrogênio atmosférico (N2) à amônia (NH3), através da ação de um complexo enzimático conhecido como nitrogenase.

Entretanto, como esse complexo é extremamente sensível ao oxigênio, essas bactérias acabam formando estruturas nodulares especializadas nas raízes das plantas leguminosas para otimizar o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN).

 
Nódulos de nitrogênio fixados na raiz da Soja

Assim, é estabelecida uma relação simbiótica entre as plantas e os microrganismos, na qual as bactérias contribuem fornecendo nitrogênio para o seu hospedeiro e as plantas contribuem com o fornecimento de exsudatos radiculares, que alimentam as populações microbianas. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), globalmente a fixação biológica de nitrogênio chega a contribuir com mais de 250 milhões de toneladas de nitrogênio por ano, sendo 60 milhões só na agricultura.

Pontos positivos da fixação de nitrogênio pelas plantas

A fixação de nitrogênio nas plantas é benéfica porque aumenta a produtividade e a qualidade dos grãos, além de reduzir o uso de adubos nitrogenados. O nitrogênio é um nutriente essencial para o desenvolvimento das plantas, sendo um dos elementos mais presentes nos vegetais. Ele é fundamental para a fotossíntese, para o desenvolvimento do sistema radicular e para a formação de proteínas.

Pontos positivos da fixação de nitrogênio pelo solo

O nitrogênio é um elemento químico essencial para a formação de proteínas, ácidos nucleicos, clorofila, vitaminas e carboidratos. Ele é fundamental para o crescimento das plantas e para o desenvolvimento do sistema radicular. A fixação biológica de nitrogênio é uma alternativa eficiente e de baixo custo para fornecer nitrogênio às plantas.

Quais são os microrganismos envolvidos no ciclo do nitrogênio?

Aumento da produtividade, especialmente em solos deficientes em nitrogênio

Redução do uso de adubos nitrogenados

Melhora das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo

Proteção e conservação do solo

Minimização dos impactos do nitrogênio sobre o meio ambiente

Na Embrafós Fertilizantes, oferecemos uma solução inovadora para o aumento da eficiência agrícola: nossa tecnologia exclusiva UltraNitro.
Essa tecnologia incorpora microorganismos fixadores de nitrogênio diretamente em toda a linha de fertilizantes Embrafós. O resultado?
Maior eficiência no aproveitamento do nitrogênio. Incremento significativo no teto produtivo da sua lavoura.

CONTATO

Dúvidas?

Você tem dúvidas relacionadas aos nossos produtos?
Conte com a nossa equipe especializada
e saiba mais sobre os nossos produtos.